domingo, 27 de março de 2011

Ele nos Ama !



Você ama Deus? – Claro que amo! E quem não ama?

Se fizermos essa mesma pergunta para qualquer pessoa que diz acreditar em Deus, imagino que a resposta obtida será algo parecido com a sugestão do título. Mas será mesmo verdade?

Primeiramente vamos a um resumão dos mandamentos de Deus, de acordo com as palavras do próprio Jesus:

“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. (Mateus 22.36-40)

Ou seja, amar Deus sobre todas as coisas é mais importante que amar o próximo! Ainda bem, certo? Afinal, amar Deus é muito mais fácil que amar o próximo. É isso o que as pessoas costumam dizer e de fato acreditam.

- Você ama a Deus?

- Claro que amo! Ele é tão bom comigo. Melhor que Deus, só Deus mesmo.

- E o João, você ama?

- Ahh! O João não. Nem dá pra amar um cara desses. Ele me sacaneou muito no passado. Outro dia ele fez uma coisa que você não acredita …

Coisa normal de se ouvir por aí, certo? Mas será que é por aí mesmo? Vejamos o que Deus diz:

Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão. (1 João 4.20-21)

Caramba! De onde saiu isso? Não é possível!

Minha resposta é que tem muito mais de onde veio esse.

Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram. (1 João 2.9-11)

Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. (1 João 3.14-16)

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros. (1 João 4.7-11)

Espera aí! Assassino já é demais! Dizer que eu não conheço a Deus por não amar o meu irmão?

Sinto muito, mas só tenho a dizer que não fui eu quem disse isso. Está lá, no finalzinho da Bíblia.

Opa! Agora eu entendi! Eu não posso odiar o meu irmão. Pode olhar lá no texto. Todos eles falam do meu irmão. Que susto! O meu irmão (em Cristo) eu não odeio mesmo. É verdade que tenho algumas rixas com alguns, mas a gente sempre acaba se entendendo. Pensei que era o João, aquele safado!

Mas, caro leitor, eu tenho uma outra surpresa pra você:

Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo aquele que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.

Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam. E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim. E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral.

Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso. (Lucas 6.27.36)

Entendeu a mensagem? Parece que Deus está falando exatamente do João, aquele safado!

A pergunta agora é: Você ama Deus? Se não, o que você vai fazer a respeito? Deus está esperando!


Nenhum comentário:

Postar um comentário